segunda-feira, 29 de julho de 2013

Mãe de Xanddy é internada e tem suspeita de H1N1 em Salvador

Assessoria diz que há melhora progressiva no quadro da paciente. Nesta segunda-feira, ela apresenta quadro de bronquite, mas passa bem.


Mãe de Xanddy, do Harmonia do Samba, Bahia (Foto: Reprodução Instagram)
Mãe de Xanddy, do Harmonia do Samba, em foto
postada em rede social ao lado de Carla Perez
A mãe do cantor da banda Harmonia do Samba, Xanddy, foi internada em Salvador na sexta-feira (26) e teve suspeita de estar com o vírus Influenza A H1N1. Por meio de nota divulgada nesta segunda-feira (29), a assessoria do artista informou que com a melhora no quadro de saúde da paciente, a suspeita vem sendo descartada.
De acordo com o comunicado, “a mãe de Xanddy deu entrada no Hospital São Rafael no dia 25 [quinta] e na madrugada do dia 26 [sexta] foi feita transferência para o Hospital Santa Izabel. Judite Meneses de Oliveira estava com suspeitas de pneumonia simples que foi diagnosticada no São Rafael. No Santa Izabel, após ser submetida a exames, foi identificada a suspeita também de gripe H1N1. Lá, ela ficou internada na UTI por conta de indisponibilidade da Semi Intensiva. Devido a constante e progressiva melhora da paciente, têm sido descartadas as suspeitas iniciais. Hoje (29), ela apresenta um quadro de bronquite que já está sendo tratado e ela passa bem”.
Xanddy grava o DVD de comemoração aos 20 anos do grupo nesta segunda-feira, no Wet'n Wild, na capital baiana. A realização do evento está mantida.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, foi colhido material para exames e enviado para o Laboratório Central (Lacen). O resultado deve sair entre esta segunda-feira (29) e a terça-feira (30).
  •  
Balanço H1N1 Bahia (Foto: Vigilância Epdemiológica/ Divulgação)(Foto: Vigilância Epdemiológica/ Divulgação)
Dados

Segundo boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica, em 2013, foram registradas duas mortes por conta da H1N1 na Bahia. A Vigilância Epidemiológica informa que os sintomas da doença são parecidos com a gripe comum (tosse, falta de ar e febre), mas o quadro de saúde do paciente pode se agravar rapidamente.

Desde 2009, a vigilância vem monitorando casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que em alguns casos evolui para a H1N1.
Em 2013, até o dia 18 de julho, foram registrados 89 casos de SRAG. Dez pessoas morreram por conta do problema respiratório grave. Quatorze desses casos evoluíram para Influenza H1N1 e duas pessoas morreram, uma em Simões Filho e a outra em São Gonçalos do Campo.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário