segunda-feira, 8 de julho de 2013

Harmonia do Samba comemora 20 anos


A banda Harmonia do Samba vai comemorar 20 anos de carreira com gravação de um DVD no próximo dia 29, a partir das 21h, no Wet’n Wild, na Avenida Paralela. O álbum será gravado em formato característico de “A Melhor Segunda-Feira do Mundo”, ensaio de verão que acontece antes do Carnaval, por isso a data escolhida da gravação será uma segunda-feira, fazendo referência ao evento. 
O vocalista do grupo Xanddy conversou com a Tribuna da Bahia e prometeu uma noite inesquecível para os fãs, além de adiantar que irá receber muitos convidados especiais, entre eles, os cantores Naldo, Ivete Sangalo e Péricles, e a banda Aviões Forró. 
A banda, formada por Xanddy, Roque Cezar, Bimba, Martins, Luciano, está com a agenda de shows sempre movimentada. Ao todo, anualmente, o grupo contabiliza uma média de 120 shows no Brasil e exterior e reúne números expressivos: mais de quatro milhões de discos, entre treze CDs e três DVDs lançados.
Tribuna da Bahia- Este DVD comemora 20 anos de carreira da Banda Harmonia do Samba. O que vocês prepararam de especial para os fãs?
Xanddy -  Esse é um DVD comemorativo e feito para os nossos fãs. O próprio projeto já respeita homenagem porque reconhecemos que eles foram a  base para chegarmos até aqui. Fizemos uma música que retrata muito do que sentimos pelos nossos fãs, que é o hit “Pra Agradecer”. A letra caiu certinha para o momento. Além disso, estamos programando uma estrutura bacana do jeito que essa galera merece.

TB -  Como foi a escolha do repertório?
Xanddy - O disco terá uma média de seis canções inéditas como “Pra Agradecer” e também “Harmonia Futebol Clube”. Mas também trará sucessos memoráveis da carreira que ganharam um arranjo diferente, especial para a nossa festa de 20 anos. Não temos em DVD ainda a “Quebrou a Cara”, “Já é Carnaval” e acho que a galera merece ver essas canções em um DVD de carreira, porque foram hits que marcaram um momento e eles sempre vibram quando cantamos em nossos shows. Então selecionamos canções que, dentro desses 20  anos, marcaram uma temporada.

TB - Estão confirmadas as participações especiais de Ivete Sangalo, Péricles, Naldo e Aviões Forró. Qual foi o critério dos convites?
Xanddy - Comemorar 20 anos é algo de muito prestígio para nós e então escolhemos trazer para o nosso palco uma composição que represente muito bem essa trajetória. Ivete é uma querida nossa e do grande público. Temos muitas histórias para contar juntos e ela não poderia estar de fora desse marco. Péricles é um amigo que fizemos também durante a nossa trajetória e que criamos uma relação de admiração, acima de tudo. Temos a certeza que eles, juntamente com outros nomes que ainda estão para serem confirmados, estarão vibrando com total verdade essa conquista nossa. A turma do Aviões tem uma relação afinadíssima com a gente, de parceria e nós admiramos o trabalho deles como espectador mesmo. Naldo a gente já conhecia ele, já éramos amigos e já havia um “namoro” para gravarmos algo juntos. Aí chegou o nosso DVD e o convidamos. Vai ser um momento legal no nosso disco.

TB - Tem mais algum artista que você gostaria que participasse desse momento, mas que não poderá está presente?
Xanddy -  Gostaríamos de levar para nosso palco várias outras pessoas, porque, graças a Deus, temos muito amigos no meio da música, mas é preciso casar agendas, disponibilidades dos artistas e nem sempre é possível.

TB -  No último DVD, Carla Perez fez participação com você. Ela vai participar desse álbum também? Como?
 Xanddy -  Não.

TB - A gravação vai acontecer em uma segunda-feira. A escolha se deu por conta do sucesso do ensaio “A Melhor Segunda Feira do Mundo”?
Xanddy - Escolhemos gravar numa segunda-feira por ser o dia em que há onze anos fazemos “A Melhor Segunda-Feira do Mundo” que é o nosso ensaio e que se transformou em um grande evento na cidade, durante o verão. Então a nossa intenção é levar para o nosso DVD a mesma energia do ensaio, com aquela vibração e brilho que já lhe são característicos.

TB - Já são 20 anos na estrada. O que mudou?
Xanddy - Há  20  anos a nossa vida era bem diferente. Fiz parte de praticamente toda a história do Harmonia e me orgulho de poder dizer que hoje somos como uma família, graças a Deus. Como amigo e fã do grupo, eu cheguei a assistir alguns ensaios do Harmonia que aconteciam na rua da Glória, na Capelinha e já sonhava em fazer parte do grupo. Cheguei a cantar muitas vezes somente como amigo e comecei a compor com o Bimba antes de integrar na banda. Quando ‘Vem Neném’ estourou, em 1999, passamos a viajar o Brasil e o mundo e não paramos mais. Já tocamos na Europa, Estados Unidos, Ásia, América do Sul. Concorremos a diversos prêmios nacionais e internacionais, gravamos muitos Cd’s e, até então, três Dvd’s. Somos felizes porque fazemos o que gostamos, com quem gostamos e pra quem amamos.

Mas se a pergunta for sobre mim, eu diria que o início da carreira tem aquele ar de novidade, mas depois você começa a canalizar a dose de importância certa que você deve destinar a cada momento. Virei um empresário da minha própria carreira e não somente um cantor do Harmonia do Samba. Na minha vida pessoal, me tornei pai, construí uma família e isso tudo já é algo muito transformador. Não há como dissociar. O sucesso pelo sucesso nunca foi o objetivo do meu coração e, falando por toda a banda, também nunca foi o alvo mais importante do Harmonia. Nós buscamos ter felicidade em cima do palco, para passar para nossos fãs e junto com eles construir nesses 16 anos de banda, o meu lado profissional. Depois que eu recebi Deus em minha vida, consegui compactar tudo isso em uma formula única e minha e hoje me sinto um Xanddy tranquilo, em paz, com serenidade, maduro e acima de tudo realizado com tudo o que eu projetei.
TB - Em 20 anos de carreira, o que manteve o Harmonia do Samba unido por todo este tempo?
Xanddy - Sem dúvidas, a verdade da nossa relação é Deus que nos mantém unidos até hoje. Somos mais que colegas de trabalho, mais que amigos. Cuidamos um do outros, gostamos de estar juntos e acaba que o trabalho não tem aquele ar de obrigação. Nossos ensaios são descontraídos, porque prezamos pela “harmonia” no nosso meio. Muitos dos músicos começaram com o Harmonia desde o começo e tem a essência do passado, das dificuldades encontradas, do prazer de cada fã conquistado. 

TB - O que o público pode esperar do show no dia 29 de julho?
Xanddy - Música, diversão a emoção de um coração que respira a Harmonia de um Samba!

Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário