segunda-feira, 29 de julho de 2013

Harmonia do Samba celebra 20 anos: 'Se reinventar é difícil', diz Xanddy

Grupo grava DVD comemorativo nesta segunda-feira (29), em Salvador. Em entrevista exclusiva, cantor diz que cantaria rap se não fosse pagode.


Xanddy encerrou terceira noite do Festival de Verão de Salvador (Foto: Divulgação/Eduardo Freire/Ag. Edgar de Souza)
Xanddy encerrou terceira noite do Festival de Verão de SalvadorAtrair cerca de 10 mil pessoas para os shows durante todas as semanas do verão não é um feito para qualquer banda, sobretudo quando as apresentações acontecem às segundas-feiras. Para a legião de fãs e admiradores do Harmonia do Samba, grupo baiano de pagode que completa 20 anos de carreira este ano, o feito é possível por causa da "paixão do público",  segundo o vocalista Xanddy. Para comemorar a carreira e o bom momento, a banda realiza um show nesta segunda-feira (29), em Salvador, para a gravação de um DVD comemorativo com sucessos que marcaram a trajetória do grupo. O show contará também com as participações dos cantores Péricles, Ivete Sangalo, Naldo, Irmão Lázaro e da banda Aviões do Forró.
"Tem uma coisa que eu não consigo explicar, e talvez ninguém consiga, o porquê de ter ficado tão grande a 'Melhor Segunda'. Eu prefiro continuar sem essas explicações e apenas viver que é tão bom, tão gostoso", afirma o cantor, referindo-se à 'Melhor Segunda-Feira do Mundo', como são conhecidos os ensaios de verão da banda.
No repertório estão garantidas as músicas que marcaram a carreira do Harmonia, como 'Vem Neném', hit que projetou a banda no cenário nacional em 1999 e estourou no carnaval do ano 2000, 'Desafio', 'Agachadinho' e 'Paradinha', que ganhará nova versão e será "uma das melhores surpresas do DVD", segundo Xanddy. "Se reinventar é algo muito difícil", declara o cantor ao comentar sobre os novos arranjos musicais que as músicas mais antigas do Harmonia vão ganhar no DVD.
Convidados

Batizado até então de 'DVD Harmonia do Samba 20 anos', o novo álbum será dirigido por Alexandre Lins, responsável pela realização de trabalhos com Ivete Sangalo e Banda Eva. O novo disco do grupo contará com seis músicas inéditas, entre elas “Pra Agradecer” e “Harmonia Futebol Clube”, que falam da relação do grupo com os fãs. As músicas que serão cantadas com cada um dos artistas convidados também já estão definidas.

"Quando eu vou convidar, eu sempre olho o repertório. Eu não gosto de inventar nada, prefiro olhar pro repertório e pensar 'essa música vai ficar bonita com fulano cantando'", explica Xanddy. Com Aviões do Forró, ele cantará a inédita 'Vem Pra Mim'. Já ao lado de Ivete Sangalo será a conhecida 'Comando'. Com Péricles será a vez de 'Romance Virtual'. Em parceria com Naldo, Xanddy cantará 'Meus Sentimentos',  e com Irmão Lázaro,  'Eu Te Amo Tanto' "com a roupagem do Harmonia", segundo Xanddy.
Xanddy levanta o bloco Meu e Seu na Avenida Oceanica (Foto: Raul Spinassé / A Tarde / Agência O Globo)Xanddy levanta o bloco Meu & Seu na Avenida Oceanica
Preparativos e confissões

Mais magro, Xanddy confessa que o DVD o motivou a perder peso. Além de cuidar da voz, ele conta que também intensificou os ensaios das coreografias junto aos bailarinos do grupo. Nas danças, ele conta que tem sempre a opinião da esposa Carla Perez, cantora e ex-dançarina do grupo de pagode É O Tchan. "Carla fatalmente tem o pitaco em tudo, como esposa e como fã. Os toques dela são muito importantes, principalmete em relação ao balé. Nesse projeto ela não teve tanta intervenção como nos outros, mas pode ter certeza que tem lá o dedinho dela em algumas coisas. Ela está sempre muito envolvida e eu confio muito", revela.

Em bate-papo exclusivo com o G1, o cantor revelou que se não seguisse os rumos do pagode, cantaria rap. "Eu seria músico, independente de qualquer coisa", confessa. Ele também opinou sobre os rumos do pagode, das misturas do ritmo com outros gêneros musicais e de canções que incitam a violência e o machismo. "Quando isso fere ou influencia a criança, me preocupa", diz.
Trajetória da banda

O Harmonia do Samba surgiu em 1993, mas nem todos os integrantes que compõem o grupo atualmente estão desde o início. É o caso do vocalista Xanddy, que entrou em 1997. Mesmo assim, o grupo celebra os 20 anos de nascimento da banda em respeito à formação original. "Entendemos que o Harmonia é o Harmonia desde quando passou a existir, não virou Harmonia a partir de Xanddy.  Xanddy pode ter sido uma peça super importante na caminhada. Partindo disso, decidimos comemorar. Xanddy só pegou o bonde andando", explica. Além do vocalista, também fazem parte do grupo Roque Cezar (bateria), Bimba (baixo), Martins (percussão) e Luciano (percussão e violão).

O rebolado de Xanddy, o swingue e as coreografias do grupo, que nasceu no bairro do IAPI, em Salvador, viraram marca registrada da banda. Com a carreira consolidada no Brasil, o Harmonia realiza, em média, 120 shows por ano e uma turnê por ano no exterior, entre Estados Unidos e Europa, além dos ensaios de verão em Salvador e no Rio de Janeiro. Com duas indicações ao Grammy Latino, o grupo já lançou três DVDs e13 CDs com mais de 4 milhões de cópias vendidas.
Serviço

Gravação do DVD do Harmonia do Samba - Wet'n Wild, Av. Paralela, em Salvador
Ingressos: Ticketmix, Balcões de Ingresso, Pida e Hs Produções, e Line Bilheterias
Area Vip – Esgotado // Arena – R$ 45
Os portões abrem às 20h

Xandy, do Harmonia do Samba, encerra noite de Festival de Verão de Salvador (Foto: Antonio Saturnino/Agência Edgar de Souza/Divulgação)
Xanddy, do Harmonia do Samba, durante última apresentação em uma das edições do Festival de Verão de Salvador

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário